ss
5 de junho de 2012

Grupo MDM inaugura a primeira indústria de reciclagem de Rondônia

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Grupo MDM inaugurou em Porto Velho a Amazon RCP, cujo objetivo é atuar na reciclagem de resina PET (politereftalo de etileno) e fabricação de resina para embalagens.

A empresa vai comprar os PET de cooperativas catadoras dos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas e tem capacidade para receber até 600 toneladas por mês, gerando neste primeiro estágio 60 empregos diretos e centenas de indiretos. Após a compra do material reciclado a Amazon RCP vai produzir embalagens e conteúdo têxtil para fornecer para clientes de todo o Brasil, já contatados e interessados nos produtos.

Veja mais fotos da inauguração

Cley Muniz, diretor do Grupo MDM, fala que a indústria vai além do marketing praticado por algumas empresas e sua preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida da população é verídica, podendo ser constatada a partir das práticas diárias e propósito da Amazon.

“A Dydyo [uma das empresas do Grupo] nasceu a partir da preocupação de algumas pessoas em levar um produto de qualidade para a população. Assim também é a Amazon RCP, uma empresa focada em melhorar a vida dos rondonienses através da retirada de garrafas PET do meio ambiente, dando um sentido útil e reutilizável para elas”, afirma Cley.

Robson Dorner, também diretor do Grupo MDM, abriu seu discurso fazendo referência a uma frase muito famosa do presidente dos Estados Unidos Barack Obama: “Sim, nós podemos”. O diretor ressalta que a Amazon veio para desenvolver o mercado com práticas sustentáveis em Rondônia, buscando o melhor para a região.

Dorner acrescenta que em breve a Dydyo terá a primeira “garrafa verde” de Rondônia, produzida com conteúdo e reciclado no próprio.

O governador Confúcio Moura esteve presente à solenidade de inauguração e ressaltou o investimento poderia ser feito em qualquer outra área, mas a escolha da reciclagem reflete o momento mundial em que todos estão voltados para a sustentabilidade e desenvolvimento ambiental. “Dar um destino certo para os resíduos sólidos é muito importante. Transformar o lixo em luxo e riqueza destaca o comprometimento da Amazon RCP”, diz.

Confúcio lembra que Rondônia estará presente na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, através de um estande com todos os Estados da Amazônia, e que a empresa inaugurada vem de encontro aos princípios da Conferência, pois prioriza o desenvolvimento econômico, preservação ambiental e inclusão social.

A Amazon RCP já opera com certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando possível a fabricação de recipientes alimentícios a partir do material reciclado pela empresa. “Essa qualidade já podia ser notada nos produtos da Dydyo, referência em modelo e controle de qualidade”, destaca Orestes Muniz, conselheiro do Grupo.

Sendo assim, a indústria conclama toda a população para somar esforços em prol da melhoria da qualidade de vida dos rondonienses.

Processo de reciclagem

O processo de reciclagem se inicia quando a Amazon RCP compra as embalagens PET das cooperativas de catadores.Na indústria, o processo tem sua continuidade com a trituração e lavagem das garrafas, depois entra em um equipamento de alta temperatura onde deixa o PET granulado esterilizado. Esse granulado é levado para um equipamento de tecnologia de ponta que transforma o PET granulado em resina verde, azul ou cristal, conforme a cor inicialmente colocada.

Esta transformação é acompanhada em um laboratório de alto nível por profissionais capacitados. Esta unidade fabricante de resina verde é mais moderna da América do Sul e a primeira da região Norte do país.

Além da certificação da Anvisa, a Amazon RCP está em fase de preparação para a certificação de nível internacional, utilizando como referência a NBR ISSO 9001, através da ABNT Certificadora. Ambas as certificações visam garantir a qualidade dos processos de fabricação e produtos finais.

Inauguração

Também estavam presentes à solenidade de inauguração da empresa os conselheiros do Grupo MDM, Orestes Muniz e Hélio Vieira; o secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia, Edson Vicente; a secretária Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Nanci Rodrigues; o senador Valdir Raupp e funcionários do Grupo.

Outros produtos

Dydyo

TwitterFacebook.

Kaiary

BlogTwitterFacebook.
Ou Mais Energy

TumblrTwitterFacebook.

Compartilhe
Twitter Facebook Email
Comentários